domingo, 30 de agosto de 2009

Decepção


Diariamente, as vezes até sem perceber, lidamos com situações e sentimentos diversos; e assim como nós esses sentimentos estão em constante mutação. As vezes alguns desses sentimentos gritam tão alto a ponto de nos deixar com aquele apito chato dentro do ouvido. Essa semana um deles gritou bem alto em mim e me deixou temporariamente sem audição.

#DECEPÇÃO - s.f. Engano, logro, desilusão, desapontamento.

Existem muitas formas de sentir esse sentimento, que pra mim é um dos mais ingratos. Pode ser com aquela roupa que você paquerou um tempão e quando resolveu ir comprar provou e detestou, pode ser com aquela coisa que você sempre quis comer e o dia que experimentou achou horrível, pode ser a decepção com alguém; enfim, existem várias formas de decepção.

No meu caso a decepção foi em relação a uma pessoa. Sabe quando a imagem que você tem de alguém cai por terra? Pois é foi isso que aconteceu, e o que era vidro se quebrou, e mesmo que se cole nunca mais ficará igual.

Na hora o grito foi tão alto que perdi o centro, a vontade foi de ligar e vomitar tudo o que estava se passando na minha cabeça, mas controlada que sou (será!?), apenas mandei uma mensagem, bem sutil por sinal; mas o receptor da mesma tentou se fazer de desentendido e na primeira oportunidade perguntou o que foi a aquela mensagem.

A segunda foi um pouco mais explicita, e com a mesma finalidade, de desabafar o meu desapontamento; mas a pessoa achou que eu estava jogando um verde; então precisei ser um pouco mais clara - e ai a resposta veio ríspida, como já era de se esperar.

Esse meu sentimento não foi gerado pelo ocorrido, não foram as atitudes que me decepcionaram, foi o discurso falso que eu ouvi e acreditei - de saber distinguir as coisas, de saber tomar as atitudes certas nas horas certas e da forma certa; foi pro ver que nem tudo o que eu pensava que fosse de fato era.

O meu modo de agir e pensar não me permite usar da hipocrisia - ainda bem; então se não fizesse o que fiz não conseguiria olhar pra cara da querida pessoa receptora das mensagens acima; que se rebaixou, jogou o tal orgulho fora, e vai se fuder. Mas isso, é assunto pra um post futuro...

10 comentários:

  1. engraçado esse lance de decepção, sempre depositamos muitas fichas acho, temos de aprender a esperar menos, rsrs, dificil né? rs
    Bjs e bons dias

    ResponderExcluir
  2. decepção é uma MERDA e acontece muito pelas nossas próprias expectativas em relação aos outros.

    mas passa.

    ResponderExcluir
  3. É menina linda!
    Aprendendo com as decepções também espero menos!
    (de preferência o pior,mas torcendo para que não aconteça, entende?)

    Um dia pensei que no mundo dos blogs não houvesse desentendimento,mas, por experiência própria descobri que não.

    Quer dizer que tem gente se incomodando com o que faz do seu blog?
    Ahh, cada uma, né?


    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Olá! Descobri seu blog no do Newton, "Blog do KG - Sentido Humanitário". =) Gostei bastante e vou visitá-lo mais vezes.
    Sobre a decepção... Não é fácil, de fato... mas, como disseram aí em cima, a vida é cheio dessas coisas... que todos nós possamos tirar o melhor até do pior!, como nesses casos. =)
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Mel, fato é: decepção vem qdo a gente espera algo. E, normalmente, espera demais. Acho que, acreditar que alguns discursos são apenas discursos, algumas mentiras são apenas fraqueza, algumas traições são imaturidade e covardia...ajuda mto nas coisas. Ajuda A GENTE, que é quem interessa. Um tempo atrás eu ainda revidava e manifestava essas decepções...agora parei. Descobri que, se a gente respirar, respirar, respirar, a raiva vai cedendo. A gente entende que o mal da decepção é todo esse: quebra o cristal. Quebrou o cristal mesmo, vai fazer q diferença falar, comentar, xingar, explicar, discutir? Entro no mérito do 'não explica que piora'. E, tb acho que as vezes quebrar o cristal é bom. Se for alguém que, porventura venha a merecer uma segunda chance com sua crença, suas apostas, com o pé no chão a gente não cobra tanto.

    Se for olhar, ninguém nunca, mas nuuuuunca nos prometeu ser ou trazer cristais ou arco-iris. Isso é a gente que cria. E, se nem nós podemos ser ou dar isso à outra pessoa...pq cobrar dos outros? Pra pensar...;)

    Em todo caso, espero q seu coração se recupere e se refaça, leve o tempo que levar...
    =*

    ResponderExcluir
  6. É como eu costumo dizer: A gente não pode construir uma casa para quem pede somente uma ponte para passar.
    Já tive uma decepção 'monstruosa' na vinha vida, com alguém que me acompanhou a vida toda, e até hoje eu ainda não consegui colar os tais os vidros do cristal. E sabe? Eu sei que não cola mais, e que se colar vai ficar deformado.
    Acredito que precisamos ser mais razoáveis com as coisas, porque no final de tudo os mais prejudicados acabam sendo os que mais deram importância àquilo. E isso é coisa que eu te digo, por que eu, particularmente, ainda não consigo ser assim; me importar pela metade.

    Mas é isso. Decepção ensina também.
    E, cuida desse coração aí, menina. Porque se uns batem nele, outros querem ver ele bem e curado.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha lhe colocado lá no Labirinto, mas acabei de fazer isso. :)

    ResponderExcluir
  8. Sabe, não querendo criticá-la - e jamais o faria - acho que o problema está na gente mesmo, por depositar nos outros uma imagem perfeita... Somos humanos, suscetíveis a erros e acertos e, quem sabe, nas mesmas circunstâncias faria igual ou pior! Hoje, não critico, tampouco enalteço alguém; vejo tudo como um "instrumento de Deus"... É, às vezes, na verdade, muitas vezes as coisas acontecem conosco para nosso próprio aprendizado! Mel, mesmo tendo sido triste este episódio, veja o quanto vc aprendeu e cresceu c/ele!
    Sei lá, acho que vc não deve ficar arrependida por haver acreditado; sim, agradecer a oportunidade de haver se conhecido...
    Super Bj!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do eco produzido em sua prosa,
    parece "xiado"( no bom sentido, "xiado" de um coração que não se cala ao simples e nem ao mais sofisticado.
    Nem a críticas e muito menos a auto-críticas.
    Gostei mesmo...
    O primeiro parágrafo tem um som de "Xega".
    Parabéns sua prosa é ótima.

    ResponderExcluir
  10. Bom, linda, dizem que decepção ensina a viver. então que o seja contigo. E pra aprender a viver não temos idade. Assim como entender que algumas pessoas simplesmente não merecem a atenção que a elas damos.

    Beijocas.

    ResponderExcluir